Daniela Nabak Bueno Maia

Daniela Nabak. Foto: acervo pessoal.

 

 

Daniela Nabak, nascida em Belo Horizonte, é graduada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; possui Pós-graduação em Microbiologia e em Auditoria, Gestão e Qualidade. Ingressou no Instituto René Rachou em 2004, a convite do pesquisador Naftale Katz, amigo da família.

 

Trabalhou inicialmente como voluntária de apoio técnico no Laboratório de Esquistossomose, e logo depois conseguiu uma bolsa. Segundo Daniela, ela aprendeu muito na função, pois teve a oportunidade de conhecer o trabalho na prática e ganhar experiência. Após 2 anos nesse setor, devido a escassez de bolsas, passou a exercer suas atividades no Grupo de Química de Produtos Naturais, também como apoio técnico, sendo responsável pelos ensaios biológicos e multiplicadora da qualidade. Foi ali que a funcionária percebeu que sua maior afinidade era pela área da qualidade e biossegurança, buscando aprimorar-se no assunto por meio de cursos.

 

Atualmente, Daniela trabalha no Serviço de Qualidade e Biossegurança do IRR, onde desenvolve diversas atividades em conjunto com os colegas da equipe, como treinamentos, apoio aos laboratórios nas questões relativas à Gestão da Qualidade; ações de biossegurança e calibração de equipamentos e auxílio às plataformas na utilização do software Interact. No momento, ela se dedicada a auxiliar na implementação do SGQ nas plataformas tecnológicas que ainda não possuem. Daniela atua na Fiocruz Minas no regime CLT, sendo terceirizada, realizando o sonho de, segundo ela, trabalhar com carteira assinada após muitos anos sendo bolsista da instituição.

 

A funcionária comenta que mesmo quando bolsista, ela teve muitas oportunidades para crescer, pois o IRR oferta diversos cursos que permitem a qualificação contínua dos trabalhadores. Para ela a estrutura institucional melhorou, principalmente no que diz respeito à informatização, tanto em termos de acesso a computadores como softwares. Sobre a mudança de prédio, Daniela conta que sentiu a diferença, pois a nova sede é mais organizada e estruturada do que a anterior, o que tem contribuído positivamente para o desempenho de suas atividades.

 

Para a funcionária, o maior desafio é lidar com o fluxo de trabalho, conciliando as demandas de gestão e pesquisa na manutenção do SQB. Ela ressalta a importância de engajar toda a comunidade nesse processo, reforçando que a qualidade não é responsabilidade de um setor específico, mas sim um compromisso de todos. Daniela menciona que é muito feliz no setor que trabalha, com ótima convivência com os colegas, e sua qualidade de vida melhorou muito após começar a trabalhar com o que ela gosta, sentindo-se, atualmente, valorizada pelos colegas e pela instituição.

 

Daniela menciona que guarda muitas lembranças marcantes de sua trajetória no IRR. Ela se sente especialmente grata pela oportunidade de trabalho oferecida pelo pesquisador Naftale Katz, pelo aprendizado adquirido com Ivanete Milagres (responsável pela implantação da qualidade no instituto) e pela convivência harmoniosa com seus colegas de equipe. Além disso, destaca com carinho o período em que atuou como bolsista do Grupo de Química / Plataforma Bioprospecção, experiência que considera fundamental para sua formação profissional e pessoal.

 

A funcionária se entusiasma ao falar sobre seu trabalho e o orgulho que sente em contribuir com a Fiocruz Minas, uma instituição essencial para o fortalecimento do SUS. Por isso ela sonha em se aposentar no IRR, o que é sempre uma dúvida, tendo em vista que o vínculo de CLT não é garantido.

 

Ela considera que o Projeto Memória é muito importante, pois resgata as lembranças dos trabalhadores, e acrescenta que gosta de visitar o Acervo Museológico da Fiocruz Minas reconhecendo-o como um espaço de valorização da história da saúde pública, onde é possível vivenciar, por meio de objetos, documentos e exposições, a trajetória científica. Daniela se emociona ao falar que ama o IRR e o trabalho que realiza, sentindo-se realizada profissionalmente e tendo formado amizades que levará para o resto da vida.

 

 

 

Projeto Fiocruz Minas, patrimônio do Brasil: História, memória, ciência e comunidade

 

Agradecimento: Daniela Nabak pela entrevista concedida no dia 27/03/2025, no IRR, Belo Horizonte.

Contato

Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009

+55 (31) 3349 - 7700 (Geral) - Ambulatório: (31) 3349-7712

Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br


Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas